Voltar

Blog

A tecnologia e a reinvenção do varejo físico

Blog

Postado em: Axys.Ecommerce
09/11/2015

Fonte: Proxxima

O comércio eletrônico faturou R$ 35,8 bilhões em 2014 no Brasil, um crescimento de 24% em comparação a 2013. Enquanto isso, o varejo físico segue operando como se ainda vivêssemos na era pré-internet. Ou o velho comércio aprende a usar a tecnologia a seu favor ou estará fadado a desparecer. O maior diferencial competitivo das lojas físicas é a oportunidade de criar experiências sensoriais e emocionais capazes de seduzir irremediavelmente o consumidor. Para isso, faz-se necessária uma abordagem multissensorial, pensada estrategicamente para cada situação dentro de um ponto de venda.

 A chamada experiência visual consiste em substituir o velho cartaz ou banner por telas de alta definição, com conteúdo digital atualizado remotamente via internet. O Digital Signage aplicado no varejo como canal de mídia própria vem se popularizando graças aos avanços tecnológicos que tornaram mais acessíveis as telas profissionais. Há bons exemplos em cadeias de fast food e fast fashion (misturando entretenimento e informações sobre produtos e promoções).

A respeito da Experiência Wi-Fi, vale lembrar a pesquisa do IHL Group cujo resultado aponta que lojas com Wi-Fi grátis têm clientes mais fiéis. Apenas a conexão gratuita à internet, contudo, não basta. É possível utilizar a rede Wi-Fi como plataforma de relacionamento com os clientes. Uma estratégia de conteúdo alinhada a uma estratégia da marca, levando em consideração a análise comportamental dos frequentadores, eleva esse processo de fidelização a outros patamares.

Em seus estudos sobre os efeitos da música no varejo, o Phd em Psicologia da Música Adrian North comprovou que a trilha sonora correta é capaz de aumentar em até 28% o consumo num ponto de venda. Para que a Experiência Sonora esteja de fato alinhada à marca e aprimore a experiência do consumidor, foi criado o music branding (estratégia de personalização da marca por meio da música).

Cases já auditados em uma loja de departamentos comprovam um aumento de 61% nas intenções de compras, 74% de lembrança da marca e 54% de intenção de recomendação.