Voltar

Blog

O fator frete na decisão da compra

Blog

Postado em: Axys.Ecommerce
11/01/2016

Fonte: EcommerceBrasil

Um recente pesquisa realizada pela Stastista comprovou que 56% dos consumidores desistem da compra por preços ou custos inesperados, como o frete.

E, esse é um assunto delicado, que não pode ser visto apenas pelo ponto de vista de custo, mas de prazo também. Segundo um estudo da ESPM em 2013, 53% dos clientes que desistem da compra, o fazem pelo alto custo do frete e essa é uma constatação, que mesmo sem números, todo muito tem conhecimento pela prática.

Mas outro dado que precisa ser levado em consideração é que 39% dos clientes que abandonam uma compra, também fazem isso pelo prazo de entrega. Portanto, precisamos pensar nesses dois cenários: valor do frete e prazos.

Mas qual a saída?

  • Várias opções de entrega
    Uma das formas de conseguir ter as melhores condições de frete, para diferentes regiões do país é ter mais de uma opção de transportadores. Provavelmente você deve ter os Correios como uma das opções, mas já pensou em trabalhar mais de uma opção? Isso fará com que você sempre apresente as melhores condições de valores de frete para seu consumidor, de acordo com a tabela oferecida por cada uma delas. Para facilitar seu trabalho, existem algumas empresas que fazem esse gerenciamento para você.
     
  • Identificação do valor e prazo de formas claras
    O ideal é que você tenha junto ao produto uma tabela de fretes baseada na tabela de cada transportadora. Se forem os serviços dos Correios, existe uma API que permite a inserção de um simulador, se forem outras transportadoras, você verifica com sua plataforma a possibilidade de integração, não sendo possível, crie uma página baseada em CEP para que o consumidor tenha acesso.
    O prazo também precisa ser apresentado, lembre-se que essa inclusive é uma questão legal.
     
  • Não ganhe com o frete
    Pode parecer uma opção legal obter lucro com a margem do frete para aumentar seus retornos. Mas, pense no cliente. Será que vale a pena vender menos e conseguir mais margem, mesmo que essas margens não sejam tão grandes assim? Afinal, se sua margem for alta no frete, certamente o cliente vai se assustar.
     
  • Negocie com transportadoras e Correios
    Se você tiver argumentos sólidos, pode sim renegociar os valores que sobram para sua loja virtual, mas para isso precisa estudar o comportamento do seu consumidor, analisar as regiões em que vende mais. Com essas informações em mãos, você consegue sentar com seu gerente de conta ou responsável comercial dentro da transportadora e rever as tabelas que são praticadas, isso influenciará diretamente na decisão de compra de seu cliente.
     
  • Negocie com fornecedores
    A melhor forma de conseguir preços mais competitivos é negociar com fornecedores e conseguir comprar pelo melhor preço, a margem será mais alta.
     
  • Monitore a concorrência
    Saiba como outras lojas precificam os mesmos produtos que você comercializa. A ideia é conseguir oferecer, se não o melhor preço, um dos mais baixos. Isso irá diminuir as chances do cliente abandonar a compra por conta do preço.